titolo : Polícia vai cercar oposição
Link : Polícia vai cercar oposição
Leggi anche
Polícia vai cercar oposição
28/09/2018
Por Edwin Hounnou
Não temos dúvidas de que a oposição fez um cálculo bastante errado da situação política nacional, tendo acabado por passar um cheque em branco para a Frelimo obter, nas eleições autárquicas de 10 de Outubro, a maior parte dos municípios. A vitória da Frelimo que se antevê não se deve à força, robustez ou inserção no eleitorado do partido governamental, mas, à desorganização e falta de visão das forças oposicionistas que perdem tempo se digladiando por nada.
A lei eleitoral favorece a quem está no poder. É um sério entrave que a oposição não transporá com facilidade, agravado por órgãos eleitorais partidarizados, desde o STAE – Secretariado Técnico de Administração Eleitoral; CNE - Comissão Nacional de Eleitoral e CC – Conselho Constitucional que servem de incubadoras de conflitos, como acontece de eleição em eleição. As desavenças entre a Renamo e MDM são um condimento para a vitória da Frelimo.
Os desentendimentos no seio da oposição trazem problemas para o povo. A situação política que vivemos propícia a mudança do regime, bastando, para isso, um pouco mais de inteligência e vontade de lutar. A corrupção generalizada na administração pública, a ausência de políticas públicas capazes de relançar a economia podem ajudar na queda do regime da Frelimo, porém, os erros estratégicos que a oposição faz fazem atrasar a chega de novos ventos.
Um regime político não cai pelo tempo. Cai quando há um vendaval. Uma fruta cai quando amadurece, enquanto um regime politico precisa de voto popular e quando isso não funciona, a oposição tem chamar o povo a ocupar as ruas, praças e jardins. Não é normal um regime corrupto levar 40 anos. Alguma coisa não está bem e nós concluímos que a nossa oposição é de faz-de-conta. Não está para mudar coisa alguma , mas, para ajudar a comer. Não trabalha nem tem visão da sua missão, que é implantar um regime à altura dos desafios do país.
Uma oposição que se preocupa na reprodução de novos gatunos, é dispensável. O povo pensa que vale mais continuar com um feiticeiro conhecido que ter que se habituar a um feiticeiro que não conhece.
A oposição anda mais ocupada com outras coisas, mais interessantes para si do que com a política de bem fazer. Na semana passada, o secretário-geral do partido Frelimo, Roque Silva, andou a repetir o seu apelo de perdão para soldados da Renamo e não ouvimos nenhuma reacção dos visados nem de nenhum partido da oposição a contestar isso. Roque Silva ao apelar à população o perdão para os militares da Renamo, esteve, de forma bem explícita, a dizer que os guerrilheiros da Renamo cometeram crimes, o que é, em absoluto, falso.
Os factos dizem que as duas forças (soldados da Renamo e soldados governamentais) cometeram atrocidades contra o povo. Porquê dizer que as atrocidades foram cometidas, apenas, por soldados da Renamo? A outra parte era composta por anjos e arcanjos? Quem não se lembra de raptos e assassinatos no campo e nas cidades? Foram militares da Renamo que raptavam, matavam e entulhavam corpos das suas vítimas nas valas e debaixo de pontes, em Gorongosa e Macossa?
Foram guerrilheiros da Renamo que assassinaram Gilles Cistac, Paulo Machava, José Manuel, Manuel Lore, Jeremias Pondeca? Foram guerrilheiros da Renamo que raptaram e torturam Jaime Macuane, Ercino de Salema e Carlos Djeque? Os autores desses crimes não precisam, também, de perdão? A reconciliação nacional não tem nada de parecido com obra de misericórdia. É uma cedência mútua. Todos temos que dar e todos temos que receber a paz e concórdia.
A oposição não viu nem ouviu os enfadonhos discursos do comandante-geral da Polícia da República de Moçambique, General Bernardino Rafael, a convidar os partidos políticos a revisitarem a lei eleitoral. Para quem quis ouvir, Bernardino Rafael disse e nós, de memória reproduzimos “ cada mesa de voto terá um polícia para vermos quem faz fraude e os que sempre reclamam que houve fraude”.
O aviso de Bernardino Rafael foi dirigido aos fiscais daqueles que reclamam sobre a ocorrência de fraudes, portanto, da oposição. Com isso, o comandante-geral da polícia transmitiu a ideia de que a polícia vai infernizar a oposição. Vai prender o fiscal que abrir a boca. Isso é intimidação, para todos os efeitos. Não estaremos indisponíveis para ajudar a enxugar lágrimas seja de quem for porque estamos alertando. Gostaríamos de perceber se os protagonistas do acto eleitoral são a polícia ou os partidos. Será, certamente, a policia cujo comandante diz que “os que reclamam haver fraude”, avisou o comandante-geral .
O comandante-geral da polícia tem vindo a proferir ameaças contra a oposição, como forma de garantir mais uma vitória retumbante da Frelimo. Não é segredo que a polícia tem jogado um importante papel para as vitórias da Frelimo, daí a nossa desconfiança. Os pronunciamentos do comandante-geral deixam antever um ambiente de terror e provocarão uma abstenção em massa de eleitores por medo de ser cercado, chamboqueado e preso.
É muito importante que seja anotada essa postura do comandante-geral da polícia e o comportamento das forças de defesa e segurança.
ekekhayiyowani.blogspot.com
Così l'articolo Polícia vai cercar oposição
vale a dire tutti gli articoli Polícia vai cercar oposição Questa volta, si spera in grado di fornire benefici a tutti voi. Va bene, si vede in un altro post articolo.
Ora stai leggendo l'articolo Polícia vai cercar oposição l'indirizzo del link https://leggiaquindi.blogspot.com/2018/09/policia-vai-cercar-oposicao.html
Related Posts :
POLITICA - Rede diz que será oposição a próximo governo e recomenda não votar em Bolsonaro A Rede Sustentabilidade oficializou na madrugada desta quinta-feira, 11, a decisão de ser oposição ao próximo president… Read More...
POLITICA - Haddad crê em virada e mira eleitores que optaram por abstenção Fernando Haddad está confiante em uma virada sobre Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais. Apesar da vantagem do ca… Read More...
EM MARROMEUQuinta-feira, 11 de outubro de 2018 Nitafa Hi Nomo 35 min · EM MARROMEU: INBOX: Mensagem d… Read More...
Frelimo na Província de Nampula?quinta-feira, 11 de outubro de 2018 Pinnacle News 4 min · Nampula - Monapo 11-10… Read More...
Eleições Autárquicas - Mais resultados finais – 12h30 e Possível fraude em Guruéquinta-feira, 11 de outubro de 2018 A página oficial da CNE/STAE foi abaixo às 10h00 mas temos alguns resultados provenientes … Read More...
0 Response to "Polícia vai cercar oposição"
Posta un commento