Polícia dispara armas, dispersa observadores e foge com urnas em Marromeu

Polícia dispara armas, dispersa observadores e foge com urnas em Marromeu - Ciao amico LEGGIA QUINDI SARÀ UNA CONOSCENZA, Nell'articolo si legge questa volta con il titolo Polícia dispara armas, dispersa observadores e foge com urnas em Marromeu, abbiamo preparato bene per questo articolo leggere e scaricare le informazioni in essa. si spera coprire i posti articolo consigli, articolo economia, articolo Notizie, articolo politica, articolo salute, articolo sport, scriviamo può capire. Beh, buona lettura.

titolo : Polícia dispara armas, dispersa observadores e foge com urnas em Marromeu
Link : Polícia dispara armas, dispersa observadores e foge com urnas em Marromeu

Leggi anche


Polícia dispara armas, dispersa observadores e foge com urnas em Marromeu

sexta-feira, 12 de outubro de 2018


Ouvir com webReader

ewsletter do CIP.
Aceder a versão web
Boletim sobre o Processo Político em Moçambique – Eleições Autárquicas - edição 64
Polícia dispara armas, dispersa observadores
e foge com urnas em Marromeu

Boletim do CIP actualiza resultados oficiais, disponíveis aqui: http://bit.ly/LocEl2018

A Polícia disparou armas de fogo e gás lacrimogéneo durante a contagem de votos em Marromeu e carregou urnas de 10 mesas de 2 postos de votação. No total haviam sido instaladas 39 mesas em 8 postos na vila autárquica. As escaramuças deram-se nos postos de votação instalados na EPC 4 de Outubro e EPC Julius Nyerere. As urnas só reapareceram dia seguinte com agentes de Grupos de Operações Especiais (GOE) da Polícia e foram armazenadas na esquadra local da Polícia.
Os disparos da polícia dispersaram membros de mesa de votação (mmv’s), delegados de candidatura, observadores nacionais e internacionais e jornalistas que não puderam acompanhar a contagem e obter editais para a contagem paralela.
Longe da imprensa, dos observadores e dos delegados da oposição, o STAE Distrital, em colaboração com a Comissão Distrital de Eleições, iniciou o apuramento intermédio de resultados e foi anunciando através da imprensa pública, TVM, Rádio Moçambique, e rádio local do Instituto de Comunicação Social (ICS), resultados favoráveis a Frelimo.
“O que aconteceu de facto é que a Polícia foi chamada para reforçar a segurança dos locais onde decorria a contagem de votos, porque já se notava um clima de instabilidade. Membros da Renamo arremessavam pedras para as mesas onde os resultados não eram a favor do seu partido. Então, Polícia foi obrigada a agir para repor a ordem e tranquilidade pública naqueles locais", afirmou Daniel Macuacua, porta-voz do comando provincial da PRM em Sofala.
Nossos correspondentes assistiram a remoção das urnas pela Polícia e Macuacua confirmou que a Polícia carregou urnas e diz que depois as devolveu aos órgãos eleitorais para o apuramento.
O director distrital do STAE em Marromeu, Augusto Sande, recusou-se a falar do assunto, alegando estar ocupado com o apuramento intermédio de resultados.
"Senhores jornalistas, se o assunto é sobre resultados eleitorais, creio que vão aguardar até às 16h de hoje é assim terão. Não posso falar mais nada! Estou ocupado", Augusto Sande disse aos correspondentes do CIP em Marromeu.
A delegada de candidatura da Renamo em Marromeu, Ofélia Mário, disse que Polícia iniciou com os disparos quando membros e simpatizantes da Renamo começaram a comemorar vitória pelas artérias da vila autárquica, após contagem de resultados de 6 das 8 assembleias instaladas na cidade, onde a Renamo estava em vantagem.
Um clima de tensão foi denunciado pela Renamo antes das eleições, expondo que a Polícia estava a reforçar seus contingentes na vila. O comandante distrital da Polícia, Lacerda Rafael, disse ao Boletim que os agentes da Polícia concentrados na vila visavam proteger recursos florestais contra operadores ilegais.
Embora seja uma exigência legal, em muitas assembleias de voto não foram colados editais de apuramento intermédio, dificultando assim o apuramento paralelo.
Até às 17 horas desta sexta-feira, a Comissão Distrital de Eleições de Marromeu ainda não havia publicado os resultados de apuramento intermédio de uma vila com apenas 39 mesas.
Reviravolta em Monapo dá vitória à Frelimo sob contestação da Renamo
A Comissão Distrital de Eleições de Monapo publicou resultados de apuramento intermédio de resultado que atribui vitória à Frelimo, uma reviravolta em relação aos resultados de apuramento provisórios disponíveis na página web da CNE/STAE, que dão vitória à Renamo. A Renamo contesta os resultados e diz que tem cópias de editais que confirmam a sua vitória mas a CDE local não as reconhecem.
A Renamo está na posse de editais originais para apresentá-los mas a comissão rejeita a posição da Renamo, alegando que os editais na posse da perdiz são inválidos.
Os resultados de apuramento intermédio da CDE atribuem 9 579 votos à Frelimo, o equivalente a 43% e 9 363 votos à Renamo, o equivalente a 42%.
Os partidos concorrentes, os jornalistas e os observadores não foram dados cópias do edital de apuramento intermédio, o que é contrário à Lei.
Por outro lado, os resultados provisórios publicados na página web do STAE/CNE até 11h00 de hoje, referentes a votos de 62 das 63 mesas instaladas – equivalente a 98% - dão vantagem larga à Renamo de 9 186 votos (49,16%) contra 8 480 votos (45.38 %) da Frelimo e 609 votos (3,26%) ao MDM e por fim 410 votos (2,19%) à AMUSI.
Face a estes resultados, a Renamo contestou a situação e nas primeiras da manhã, a sede da Renamo estava cercada por agentes da polícia armados, alegadamente para não deixarem os membros da Renamo apresentarem ao público as cópias dos editais na sua posse.
Membros da Renamo alegam venda de resultados e geram tumultos em Montepuez
A Cidade de Montepuez, Cabo Delgado, viveu na manhã de hoje, 12 de Outubro, grande agitação devido a um grupo de membros da Renamo que acusam o seu delegado político distrital de ter vendido votos ao partido Frelimo.
A manifestação começou na Praça dos Heróis, local onde se encontra a sede da Frelimo e culminou com a vandalização da sede do partido Frelimo bem como da instalação do STAE Distrital de Montepuez.
Tudo começou após o anúncio dos resultados do apuramento intermédio pela Comissão Distrital de Eleições o de Montepuez, na manhã de hoje, que dão 13 641 votos (48%) ao Partido Frelimo, 11 577 votos (40,75%) à Renamo e 1 162 votos (4%) ao MDM, segundo contou ao Boletim o Presidente da Comissão Distrital de Eleições (CDE) da Cidade de Montepuez, Chande João.
Assane, o Delegado da Renamo, foi gravemente ferido, facto confirmado pela sua mulher, Célia Sualehe e membro da Renamo. Em conexão com a manifestação houve detenções de membros da Renamo.
Boletim publica actualização de resultados oficiais
Como tem sido no passado, o STAE parou de publicar os resultados de apuramento provisório na manhã do dia seguinte às eleições, sem publicar resultados dos municípios mais disputados como Tete, Nampula. Mas o Boletim continua a publicar resultados actualizados a partir dos correspondentes baseados nos 53 municípios e que obtêm resultados das Comissões locais (Distritais e de Cidade) de Eleições.
Com base nos resultados oficiais, está confirmada a vitória da Renamo em Angoche , Nacala e Quelimane. Em Nacala-Porto, a Renamo ganhou com 55%, contra 40% da Frelimo, 3% do MDM, 2% da Amusi; Em Quelimane a Renamo obteve 56%, contra 33R da Frelimo, 4%, do MDM e 1% da MAMO; Em Angoche a Renamo ganhou com 51% correspondente a 13 122 votos contra 41% da Frelimo, equivalente a 10 622, 4,3% do MDM – 1127 votos, AMUSI com 357 votos, equivalente a 1,3% e por fim PLDS com 482 votos, correspondentes a 1,8%.
A Frelimo ganhou Dondo e Pemba. Em Dondo obteve 68% e Renamo 22% Renamo, contra 10% do MDM. Pemba: Frelimo-54%, Renamo-39%, MDM-6%, Pahumo-1%.
Uma contagem paralela da Solidariedade em Nampula atribui vitória à Renamo com 59,32% contra 32,77% da Renamo e 5,59 da Frelimo. Ainda não há resultados oficiais de apuramento intermédio.
Terá a Frelimo ganho na Matola com 0,69% de vantagem?
Um edital de apuramento intermédio da comissão distrital de eleições da Matola, entretanto não confirmado por este órgão, atribuiu vitória muito apertada à Frelimo, com 148 744 (48.15%) votos contra 146 631 (47.46%) da Renamo e 12 759 (4.13%) do MDM.
Entretanto, o STAE não confirma a autenticidade do edital embora confirme que foi realizado hoje o apuramento de resultados que serão publicados amanhã às 9 horas no auditório municipal da Matola.
Cláudio Langa, porta-voz do STAE a nível Central, Leia Mula, porta-voz do STAE na Matola e Rogério Simione, director adjunto do STAE na Matola falaram ao Boletim e não confirmaram o edital. Todos disseram que só amanhã o documento será oficialmente publicado.
O documento que circula não têm assinaturas dos membros da comissão distrital de eleições, que incluem figuras indicadas pela Renamo e MDM.
António Muchanga, candidato da Renamo na Matola disse ao Boletim desconhecer o documento.
Entretanto, a Renamo apresentou em conferência de imprensa na manhã de hoje, resultados do seu apuramento paralelo, referentes à 92% das mesas e diz que a Renamo ganhou com 48.85%, contra 46.86% da Frelimo e 3.92% do MDM. O STAE negou informalmente estes números.

Boletim do CIP actualiza resultados oficiais, disponíveis aqui: http://bit.ly/LocEl2018

Copyright © 2018 Cip, Todos os direitos reservados.
Voce esta recebendo este email pois faz parte da mailing list do CIP.
Endereço:
Cip
Rua B n.º 79, Bairro da Coop
Maputo 1100
Mozambique
Add us to your address book
Não quer receber mais estes emails?
Anular a subscrição da newsletter
OPEN.AC.UK
62 - 11 October 2018 - 08.00 - First results: Renamo ahead in Quelimane, Ilha; Renamo wins Monapo; Frelimo wins Gurué, Ribaue, Nyamayabue, Chimoio



Così l'articolo Polícia dispara armas, dispersa observadores e foge com urnas em Marromeu

vale a dire tutti gli articoli Polícia dispara armas, dispersa observadores e foge com urnas em Marromeu Questa volta, si spera in grado di fornire benefici a tutti voi. Va bene, si vede in un altro post articolo.

Ora stai leggendo l'articolo Polícia dispara armas, dispersa observadores e foge com urnas em Marromeu l'indirizzo del link https://leggiaquindi.blogspot.com/2018/10/policia-dispara-armas-dispersa.html

Subscribe to receive free email updates:

Related Posts :

0 Response to "Polícia dispara armas, dispersa observadores e foge com urnas em Marromeu"

Posta un commento