Decreto do Conselho de Ministros viola autonomia administrativa dos municípios moçambicanos

Decreto do Conselho de Ministros viola autonomia administrativa dos municípios moçambicanos - Ciao amico LEGGIA QUINDI SARÀ UNA CONOSCENZA, Nell'articolo si legge questa volta con il titolo Decreto do Conselho de Ministros viola autonomia administrativa dos municípios moçambicanos, abbiamo preparato bene per questo articolo leggere e scaricare le informazioni in essa. si spera coprire i posti articolo consigli, articolo economia, articolo Notizie, articolo politica, articolo salute, articolo sport, scriviamo può capire. Beh, buona lettura.

titolo : Decreto do Conselho de Ministros viola autonomia administrativa dos municípios moçambicanos
Link : Decreto do Conselho de Ministros viola autonomia administrativa dos municípios moçambicanos

Leggi anche


Decreto do Conselho de Ministros viola autonomia administrativa dos municípios moçambicanos

sexta-feira, 9 de novembro de 2018


Ouvir com webReader


Escrito por Emildo Sambo  em 09 Novembro 2018
Share/Save/Bookmark
O Decreto n°. 51/2004, de 1 de Dezembro, Sobre o Regulamento de Organização e Funcionamento dos Serviços Técnicos e Administrativos dos Municípios, é uma clara violação do princípio da autonomia administrativa das autarquias locais, retira independência a esses órgãos e, acima de tudo, choca com o artigo 250 da Constituição da República. Quem o diz é o jurista e docente universitário Eduardo Chiziane.
De acordo com ele, o decreto em causa estabelece “uma linha quase igual de administração dos município” e cria distorções, porque uma autarquia como a de Marromeu, na província de Sofala, não devia ser obrigado a ter um modelo de gestão como das restantes espalhadas pelo país. É um sinal de recentralização.
Na óptica do interlocutor, que falava numa conferência sobre “Municipalização e Gestão Urbana em Moçambique”, na quinta-feira (07), as autarquias locais carecem de reforço da autonomia administrativa (...).
Eduardo Chiziane explicou que o poder de auto-organização de uma instituição consiste na faculdade de determinação da sua própria organização e das regras relativas aos seus agentes no âmbito das normas constitucionais.
O @Verdade compulsou o Decreto n°. 51/2004, de 1 de Dezembro e constatou que, na prática, o que a fonte está a dizer é que o Governo não devia, por exemplo, impor às autarquias locais áreas de actividade dos seus serviços técnicos e administrativos, nem a organização dos seus órgãos técnicos e administrativos e tão-pouco determinar a composição dos seus serviços técnicos e administrativos, artigos 70, 120 e 140, respectivamente.
Aliás, no seu trabalho intitulado «as tende?ncias de “re-concentração” e particularmente da “re-centralização” administrativa em Moçambique» Chiziane apela, há nos, para a revogação daquele decreto “ou a declaração de inconstitucionalidade do mesmo”.
O orador, que falava sobre os “vinte anos de descentralização em Moçambique: evolução e desafios”, disse, num outro diapasão, que, para além de o Decreto n°. 51/2004 ser contrário ao princípio da autonomia local anunciado no n°. 1 artigo 250, “as autárquicas locais não têm autonomia financeira”.
A autonomia que se diz terem “é aparente com forte limitação” porque quem fixa as receitas relativas aos impostos, por exemplo, é o Estado, através dos órgãos centrais.
Apesar de as autarquias terem a liberdade de fixar despesas, essa liberdade é aparente e residual, pois a edilidade deve, primeiro, atender às despesas consideradas obrigatórias e só depois é que pode atender a outras despesas com fundos residuais. Aliás, isto nem sempre é possível , porquanto o dinheiro esgotada nas despesas obrigatórias.



Così l'articolo Decreto do Conselho de Ministros viola autonomia administrativa dos municípios moçambicanos

vale a dire tutti gli articoli Decreto do Conselho de Ministros viola autonomia administrativa dos municípios moçambicanos Questa volta, si spera in grado di fornire benefici a tutti voi. Va bene, si vede in un altro post articolo.

Ora stai leggendo l'articolo Decreto do Conselho de Ministros viola autonomia administrativa dos municípios moçambicanos l'indirizzo del link https://leggiaquindi.blogspot.com/2018/11/decreto-do-conselho-de-ministros-viola.html

Subscribe to receive free email updates:

Related Posts :

0 Response to "Decreto do Conselho de Ministros viola autonomia administrativa dos municípios moçambicanos"

Posta un commento